Subsistemas de recursos humanos

Depositphotos 26108355 Xs

Depositphotos_26108355_xs

Os subsistemas de recursos humanos e o modo como eles funcionam basicamente são:

PROVISÃO
Pesquisa de RH – Tem o intuito de verificar constantemente como anda o mercado de trabalho, como os concorrentes estão tratando os seus próprios funcionários no que diz respeito ao salário, benefícios, ambiente de trabalho, qualidade de vida, clima organizacional e tudo aquilo que envolva as práticas do RH.

Recrutamento – Adotar estratégias para captar externamente no mercado ou internamente dentro da empresa pessoas com o perfil exigido pela organização.

Seleção – Geralmente quando a empresa recruta pessoas para preencherem vagas de trabalho disponíveis, costumam aparecer uma quantidade significativa de candidatos, então o RH deve ser responsável por utilizar da melhor forma possível os recursos necessários para escolher dentre os candidatos o que mais se encaixa no perfil exigido pela empresa, entrevistas, dinâmicas de grupo, atividades teóricas e práticas são alguns exemplos que podem ser utilizados para selecionar o candidato mais adequado para a função.

Depois de selecionar o candidato o RH deve ser responsável pela integração do mesmo ao ambiente organizacional: políticas, normas, setores da empresa, gestores, equipe de trabalho e etc.

APLICAÇÃO 
Análise e descrição do cargo – São os requisitos básicos que o ocupante do cargo deve ter para o desenvolvimento adequado de suas atividades muitas vezes esses requisitos estão contemplados dentro de conhecimento, habilidade e atitude CHA.

Plano de carreira – É de extrema importância, pois tem o objetivo de fazer com que todos os funcionários queiram se capacitar constantemente para subir a níveis mais altos dentro da organização.

Avaliação de desempenho – A avaliação de desempenho contribui com o desenvolvimento das pessoas e com o sucesso da organização.

A avaliação de desempenho deve ocorrer periodicamente e tem o objetivo de: melhorar os resultados das pessoas e da organização, conhecer o potencial de cada pessoa, identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento, proporcionar oportunidades de crescimento profissional, melhorar a produtividade e etc.

MANUTENÇÃO
Planos de benefícios – São planos que devem atender as necessidades dos funcionários e devem ser negociados diretamente com o mesmo, um dos objetivos dos planos de benéficos é estimular e motivar os funcionários a continuarem trabalhando na empresa.

Higiene e segurança do trabalho – As normas relativas a segurança do trabalho devem ser seguidas por todos na organização, todos devem ter um local de trabalho em condições adequadas para o desenvolvimento das suas atividades de trabalho e o RH é o principal responsável por fazer com que isso aconteça em toda organização.

DESENVOLVIMENTO
Treinamento – Treinar as pessoas adequadamente para exercerem corretamente as suas funções dentro da empresa, também identificar futuras necessidades de treinamento tanto com relação à atualização e aperfeiçoamento constante das mesmas atividades quanto à necessidades de treinamento em atividades futuras.

Desenvolvimento – O desenvolvimento visa mais o médio e o longo prazo e busca desenvolver o potencial existente dentro de cada um, despertando novos interesses e habilidades até mesmo desconhecidas pela própria pessoa.

MONITORAMENTO
Banco de dados – Manter sempre um banco de dados atualizado, para evitar na medida do possível que um cargo fique vago por muito tempo dentro da organização.

Auditoria de RH – Avaliar periodicamente como andam as políticas e os procedimentos de RH dentro da organização.

Deixe uma resposta