Como fazer um plano de carreira pessoal

Depositphotos 12207509 Xs

Você já se perguntou por quê está trabalhando na sua atual profissão? como e por qual motivo chegou onde está? se era realmente isso que você queria fazer durante toda a sua vida? se você tem essa resposta ótimo, mas se você não tem talvez seja o momento ideal para você parar e refletir na possibilidade de fazer um plano de carreira pessoal.

planOs motivos que levam diversos profissionais a fazerem um plano de carreira pessoal são muitos mas, dentre eles, a falta de significado ou de propósito daquilo que se faz diariamente no trabalho, a monotonia das atividades e a ausência de aprendizado de novos conhecimentos, são alguns exemplos que que o trabalho já não é mais tão gratificante e recompensador assim, ou seja é hora de mudar o direcionamento da vida profissional e para isso é necessário montar um plano de carreira pessoal.

Antes de o profissional começar a montar o seu plano de carreira pessoal, primeiramente ele precisa ter consciência de onde está e onde quer chegar, depois disso ele começa a traçar o seu plano de carreira.

Para montar um plano de carreira siga algumas dicas importantes:

Pense onde você quer estar profissionalmente daqui a 5 anos, com sua própria empresa? ou trabalhando para os outros?

Quais são as suas características pessoais e profissionais mais fortes? aquilo que diferencia você das demais pessoas, têm muita gente boa por ai desperdiçando o próprio talento;

Veja se você vai precisar fazer cursos para alcançar esses novos objetivos, muitas vezes os cursos escolhidos são extensos demais e próximo ao momento da conclusão do curso o mercado começa a mudar e o curso se mostra não tão útil assim o quanto se esperava, seja estratégico, muitas vezes compensa mais fazer uma especialização, um MBA ou um curso tecnológico do que uma nova graduação em outra área;

Defina bem os seus valores pessoais, aqueles que você não abre mão de modo algum, mesmo para atingir o que você planejou no início;

Estipule um prazo para concluir cada meta do seu plano;

Quando os imprevistos acontecerem no percurso, não fique muito tempo desanimado procure sempre se recuperar o mais rápido possível.

Se você não conseguir montar sozinho o seu plano de carreira pessoal, uma boa dica é procurar a ajuda de um profissional adequado para lhe ajudar nessa importante tarefa da sua vida.

Assim sendo, você deve sempre lembrar de ter objetivos e propósitos claros em sua vida, de saber sempre o que quer e onde chegar, para não correr o risco de ficar como Alice no país das maravilhas, em dos momentos do filme Alice está perdida e não sabe para onde ir então ela se depara com um gato sorridente em cima de uma árvore e surge o seguinte diálogo:

- O senhor pode me ajudar? (Pergunta Alice)

- Claro. (Responde o Gato)

- Para onde vai essa estrada? (Pergunta Alice)

- Para aonde você quer ir? (Responde o gato)

- Eu não sei. Estou perdida. (Responde Alice)

- Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve. (Responde o gato)

Pense nisso!

 

Deixe uma resposta